sábado, 11 de abril de 2009

Pascoa




Pascoa é uma época festiva cristã, onde se festeja a ressurreição de Cristo. Na minha família sempre se celebrou esta data mas, com o sentido religioso pela metade, isto é, festeja-se a Páscoa porque somos da religião e porque assim se faz ao longo das gerações da família. Agora, festejar este dia porque Cristo morreu crucificado por nós, e ao terceiro dia ressuscitou, isso acho que só se pensa quando o padre diz algumas palavras, que eu na maioria das vezes não percebo, e no final nos dá a beijar a cruz.

Para mim a Páscoa não passa de mais um dia a juntar a todos os outros do calendário. Eu não desvalorizo a data, mas de facto não lhe dou valor pelo seu vínculo religioso. Não sei se posso dizer que sou religiosa, acho que posso dizer que tenho os meus momentos de fé, principalmente quando penso nos meus avós paternos. De alguma forma pertenço ao grupo que diz ser cristão mas não praticante (ainda estou para perceber o sentido disso).

No entanto a Pascoa passou a ter um sentido para mim. Esse sentido tem apenas dois anos, uma personalidade muito forte, é um anjo que por vezes é um diabinho (querido, sem maldade e inocente), que me trouxe luz aos meus dias, uma razão para viver e sorrir.

Este sentido de que falo é a minha afilhada, esta luz de vida que cresce a todo o instante e que a cada dia que passa se revela. Ela veio trazer alegria à minha vida, luz á minha casa, e um novo sentido para os dias que preenchem o meu calendário. Por ela a Páscoa passou a fazer sentido, o Natal ganhou mais interesse, os aniversários têm mais valor, mas mais do que isso, ilumina todos os meus dias, faz-me sorrir mesmo quando estou mal, faz-me perceber que a vida pode ser mais simples, basta não complicar, que esta existe e que está ao meu alcance, basta eu continuar a lutar pelos meus objectivos e não me deixar derrubar pelas pedras que se cruzam no meu caminho.

A ela só tenho a agradecer pois só me faz bem mesmo sem saber…só tenho pena de uma pessoa não estar aqui entre nós para eu ver o seu sorriso ao contemplar esta fonte de vida a crescer.

Sem comentários: