segunda-feira, 13 de abril de 2009

As palavras...




Cada palavra tem o seu significado, significado esse que se encontra num dicionário mas, será esse o sentido que dás às palavras quando lês um texto, uma frase ou mesmo uma única palavra? Ou quando elas te são ditas?
Para mim a mesma palavra tem todos os significados que eu lhe possa dar, e quando falo significados, falo também, de sentimentos, interpretações, sensações...
No mundo da comunicação são as palavras que reinam. São estas que transportam as nossas ideias, o que queremos, o que precisamos, o que pensamos, o que sentimos. São estas que nos fazem sorrir mas também nos fazem chorar, como dizem “uma palavra pode doer mais que uma bofetada”.
Eu posso escrever ou posso verbalizar uma palavra, a comunicação parte principalmente destas duas formas.
Pode-se dizer palavras numa conversa, numa música, num telefonema, na escola, na rádio, na TV, na Internet, num pensamento, num acto, num sonho. Estas podem, também, ser lidas sob várias formas, num jornal, numa revista, na publicidade, na TV, na Internet, no msn, num blog, num artigo, numa carta, num livro.
Quando comunico verbalizando eu não penso no que significam as palavras que estou a dizer. No entanto, inconscientemente eu aplico um significado, o meu significado, o que para mim estas são e quando alguém não as entende com o meu significado, então aí surge “não, não é isso que eu quero dizer”, e por meio de outras palavras eu explico o que as anteriores designam. Parece confuso mas, de facto é o que acontece a cada vez que falamos…
Mas se ao falar eu não penso no que significam as palavras, quando escrevo acontece o contrário. Quando escrevo tenho muita atenção no que as palavras podem dizer, mas não só para mim, mas para quem as possa ler. Porque o que para mim uma palavra significa, transmite, pode não ser igual para quem a lê.
Para mim o que torna a escrita difícil é o querer encontrar as palavras certas para explicar o que quero dizer, sinto ou penso.
Para mim quando escrevo “não é isso que eu quero dizer”, por vezes, é difícil através da escrita dizer por outras palavras o que as anteriores designam. É difícil explicar que as mesmas palavras têm significados diferentes para as duas pessoas.
Porque na escrita apenas tens as palavras formadas por um conjunto de letras em que a interpretação, os sentimentos e os significados apenas são os de quem as lê, mas quando estas são ditas pessoalmente tens os gestos, as atitudes, as expressões que fazem toda a diferença…

Como diz a minha amiga Cátia “as palavras tem vários significados depende de quem as escreve, lê ou diz”.


Obrigada pela ajuda linda, sem ti este texto não seria publicado...
.
.

1 comentário:

Anónimo disse...

È como eu te dizia palavras não te iam faltar para escreveres...cm vês valeu a pena quase te obrigar a criar um blog lool.
continua porque eu vou seguindo o que a minha aninhas anda a escrever :p

bjos
já sabes de quem ;)