sábado, 3 de setembro de 2011

Círculo fechado

Este mundo há muito que deixou de ser habitado por seres humanos e passou a ser povoado por números. As pessoas são números, meros números. São números de uma lista de espera de um hospital. São números de uma inscrição de emprego. São números de um empréstimo bancário. São número de mortos. Números de sobreviventes. São números de refugiados. São números de um catálogo de ricos, são números de uma lista pobres. São números de entrada ou não na faculdade. São números da segurança social, do Cartão Cidadão, do cartão de utente. As pessoas são números, são quantidades... Quantos são os que tenho de passar por cima para conseguir a promoção? Quantos tenho de despedir para ter mais lucro? Quantos tenho de eliminar para ficar? Quantos tenho de coagir para me fazer valer? Quantos tenho de diminuir para me fazer grande? Quantos tenho de maltratar para me sentir bem? Quantos tenho de prejudicar para obter o meu reconhecimento? Quantos...?



São muitos os que vivem num círculo fechado onde simulam sorrisos à sua volta, onde proclamam palavras recheadas de nada, onde encenam um viver que não tem vida, onde ocupam um lugar sem presença. São muitos os que constroem uma existência coabitada com a sua própria pessoa. São muitos os que querem ter o mundo na mão, mas pelos motivos errados. São muitos os que querem conquistar o mundo, mas de costas voltadas para ele.

2 comentários:

Paul d.C. disse...

As pessoas não são só números, muito menos meros elementos para estatística.
Gostei de ler Ana =)

Ana disse...

Sim de facto as pessoas não são números nem elementos de estaticas. Mas na realidade existem pessoasque assim são tratadas, que assim são reconhecidas pela sociedade. Não me agrada ter esta visão das coisas e por isso contrario a tendência e procuro passar a mensagem de que as pessoas são pessoas e têm de ser respitadas como pessoas que são. =)