sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Alimentares Disturbios



Distúrbios alimentares. Nem que seja por uma vez, todos nós já ouvimos falar destas duas palavras, ocasionalmente ou intencionalmente já lemos alguma coisa sobre este tema. Dizem que é a doença do século e que o número de casos registados a nível mundial aumenta quase que exponencialmente com o passar dos tempos.

Se nos alimentamos é porque este acto é uma necessidade fisiológica, mas também porque nos dá prazer. No entanto, como qualquer comportamento humano, o modo como cada pessoa o faz varia. Algumas comem mais, outras menos, umas gostam disto, outras daquilo, algumas engordam com facilidade, outras não. Na complexidade que é a alimentação existem pessoas que chegam a extremos comendo em excesso ou restringindo a sua alimentação de uma forma abusiva dando origem a casos bulimia e anorexia.

As causas destas doenças são várias. Na bulimia e anorexia é de referir que as principais causas são: a cobrança a si mesmo por se achar acima do peso, algumas vezes cobranças dos próprios pais, por se sentir gorda(o), por nunca estar magra(o) o suficiente, por se olhar ao espelho e se ver gorda(o) mesmo não sendo, criando um estereótipo de beleza imposto pela comunicação social, por amigos e pela própria sociedade.

Num mundo que sobrevaloriza a imagem e que criou um protótipo de beleza é difícil explicar a um adolescente ou até mesmo a uma pessoa adulta que deixar de comer ou comer em demasia e depois forçar o vómito não é a forma correcta de emagrecer quando para eles é a única forma real de o conseguir! Não é, de todo, fácil fazer com que essas pessoas pensem nos problemas de saúde que estão inerentes a esses comportamentos alimentares quando para elas o verdadeiro problema é o facto de não emagrecer como desejam!

Sei que não se pode mudar o mundo sozinho, sei que não sou eu quem vai mudar os malditos padrões de beleza estipulados por X, Y ou Z. Se esses X, Y ou Z notassem o mal que causam! Alguns até sabem, mas não tentam mudar isso, pois o poder económico é melhor!

Sim, o mundo é feito por covardes, ninguém toma a iniciativa, dar o primeiro grito e tentar mudar a coisas! O mundo é dominado por preconceitos e hipocrisia. Quantas são as pessoas que dizem querer emagrecer por se sentiram cansadas de sofrer rejeição e preconceito!

Mas, a verdade é de nada adianta, a bulimia não emagrece, só afasta o peso na consciência de ter comido compulsivamente e a anorexia só provoca doenças. Temos que nos aceitar como somos para depois os outros nos aceitarem assim também. Claro que podemos melhorar, para nos sentirmos melhor, levantar a auto-estima, mas isto deve ser uma iniciativa para nós próprios e não para o mundo que nos rodeia e deve, principalmente, ser feito da melhor maneira e com os métodos correctos.
.

3 comentários:

Anónimo disse...

Olá Ana

estive a ler o teu texto e gostei muito. Este é um tema que está muito em voga. Infelizmente quase todos presenciamos um caso destes em pessoas que nos são proximas ou até mesmo em nós.

Gostava de te fazer uma questão. Como tens aqui o link para a pág do teu hi5 eu fui dar uma espreitadela e tenho e dizer-te que és muito bonita, mas o que te queria perguntar é se tu sofres ou sofreste por algum destes poblemas? Pergunto isto porque tu nas fotos pareces ser um bocadinho magrinha.

Espero que não encares esta minha questão como uma intrumissão na tua privacidade, eu coloco esta qeustão porque eu gostava muito de ser assim como tu! Mas eu sei que isso não é possível, hoje aceito-me como eu sou e isso é o que é mais importante.

beijos

Soraia Paxeco, Torres Vedras

Ana disse...

Olá Soraia (:

não me importo que coloques essa questão (:

Soraia, eu nunca tive problemas de anorexia ou bulimia, eu sou assim, magra, desde miúda. Como têm pessoas que engordam facilmente eu emagreço, ou antes, não engordo.

Eu escrevi este texto, não por ter experiência nestas doenças, mas por ter presenciado, enquanto esperava o autocarro, a uma conversa de uma senhora que desabafava com uma amiga o problema da afilhada e então fiquei a pensar no assunto e resolvi escrever o presente texto.


Bjs cuida de ti.

Anónimo disse...

Olá Ana, ainda bem que não sofres nenhum destes problemas de saúde, eu já não posso dizer o mesmo, pois estou a tratar-me de bulimia!

beijos e bigada por responderes