sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Optimismo


Eu já vi o mundo pintado por uma solitária e pesada cor. Ainda hoje, convivo com a pessoa que me pintou o mundo de preto, sem luz, sem brilho, onde tudo tem segundas intenções, onde não existe verdade nem lado positivo, onde até o que é bom é inevitavelmente mau (engraçado já lá vai algum tempo que não utilizo esta palavra – mau, substitui-a por menos bom que é menos negativa). Possivelmente foi para contrariar essa pessoa que hoje sou assim, como me chamam, optimista contagiante. De facto nem sempre fui assim optimista, nem sempre procurei ver o lado positivo do que é menos bom. Como surgiu esta minha forma de ver e viver a vida não sei. Mas sei que gosto, que faz bem a mim e aos que convivem de alguma forma comigo. Hoje, para mim a vida multicor, onde existem cores mais bonitas e alegres do que outras. São menos coloridas, mas que não deixam de ser coloridas. Essa é a perspectiva. A minha vida continua a ter problemas, dramas, decepções… continua a ter dias com má disposição, lágrimas, desanimo… mas não é por isso que eu desisto. Quando estou assim, nos meus dias menos bons, também reclamo, perco a paciência e barafusto (também sou humana :p) no entanto, olho á minha volta e procuro problemas maiores do que os meus, dores maiores do que a minha, decepções maiores do que a que sinto e principalmente procuro “entender” o porquê do que está a acontecer. Porque se acontece, por algum motivo é… e sendo assim, há que aceitar (dentro do possível claro) e tirar o que de bom tem. Sim porque tudo tem o lado bom basta querer, basta dar valor ao que realmente tem valor. Como consigo ser assim? Consigo porque quero. A forma como vejo e vivo a vida depende de mim, depende da minha força de vontade, depende do que eu quero. E eu quero ser assim, quero ver o lado positivo do que pode ser menos bom, menos colorido.


Sem comentários: