terça-feira, 8 de dezembro de 2009

O rapaz do pijama às riscas.

Bruno, um rapaz de 8 anos, é o filho mais novo de um casal que vive numa luxuosa casa em Berlim durante a II Guerra Mundial. Seu pai é um agente nazi que acaba de ser promovido e leva sua família a abandonar a casa na cidade para irem viver no campo, uma região despovoada onde o pequeno jovem não encontra ninguém para brincar. Movido pela curiosidade e pela ânsia de fazer amigos para brincar, Bruno desobedece às ordens da mãe e começa a explorar o jardim, por de traz da casa, na procura da quinta que viu ali perto. É nesse local que Bruno faz um amigo, Shmuel, um menino de sua idade que vive sofrimento de ser Judeu. Esta amizade com o rapaz do pijama às riscas que se encontra preso por uma vedação vai levar Bruno a descobrir a realidade do mundo que o rodeia.

Esta amizade acaba por ter consequências catastróficas para Bruno embora rapidamente se aperceba que a história, toda ela, é um momento catastrófico para milhões que pessoas e que Bruno é mais uma entre tantas.


Gostei de todo o filme, mas especialmente do final. A forma como se estende o final da história em que alternam cenas entre o percurso de Bruno e de Shmuel para as câmaras de gás e a procura desenfreada de Bruno pela família prolonga o suspense criando-se uma grande envolvência entre os espectadores e as personagens.
.
.
.

Sem comentários: