quinta-feira, 7 de junho de 2012

Musica ao longe

Musica ao Longe de Erico Verissimo foi o segundo livro que li. Um dos classicos da juventude do meu pai que eu adorei ler num fim de semana de verão em 1998, onde eu despertei o gosto pela leitura.

Eu acho que todos os livros ensinam. Ensinam variadissimas coisas, mas principalmente a sentir e a sonhar. Para mim são duas coisas essenciais na vida, sem elas a vida perde um pouco do seu sentido.

Fica um bocadinho do que é este livro (que um dia deste vou reler) 

Ontem no colégio fiquei com muita pena do Moisés, que é o aluno menor da classe. Ele estava batendo dentes de tanto frio que sentia. Vai com tão pouca roupa! Dizem que é filho de gente muito pobre. Tenho vontade de ficar comunista quando vejo coisas destas. Mas quando leio que na Rússia vivem fuzilando gente, fico arrependida e desisto do meu comunismo. No fim de contas eu nem sei a contas ando. Só sei que o mundo está errado. Melhor é eu continuar a ser simplesmente Clarissa e a ter pena dos meninos pobres como Moisés.
Mas será que a gente não pode fazer mais nada do que ter pena? Não haverá um remédio para a pobreza? Se todos tivessem boa vontade, acho que o mundo melhorava sem comunismo nem essas outras histórias que os jornais falam todos os dias. Mas infelizmente por toda a parte eu só encontro gente com disposição para brigar e prejudicar o próximo.

Sem comentários: