terça-feira, 5 de outubro de 2010

Um bom ponto de vista

"Um dia, todos nós vamos para a solidão de um túmulo. Uma criança com um dia de vida é suficientemente velha para morrer. A morte é a derrota da medicina. Todavia, apesar das limitações da ciência, devemos usar todas as nossas habilidades, não apenas para prolongar a vida, mas para fazer dessa breve existência uma experiência inesquecível. Os médico devem ser pessoas de rara sensibilidade, artesãos das emoções, profissionais capazes de ver as angústias, ansiedades e lágrimas que se escondem sob os sintomas. Caso contrário, tratarão de órgão e não de seres humanos. Acima de tudo, os médicos, bem como todos os profissionais da saúde, devem ser vendedores de sonhos. Pois se conseguirmos fazer os nossos pacientes sonharem, ainda que seja com mais um dia de vida ou com uma nova maneira de ver as suas perdas, teremos encontrado um tesouro que os reis não conquistaram..."



Augsto Cury in A Saga De Um Pensador

3 comentários:

Paul d.C. disse...

Por vezes basta uma mudança de perspectiva, o nascimento de um sonho para se viver uma vida num curto espaço de tempo.

"...um tesouro que nem os reis conquistaram..." gostei =)

Gonçalo disse...

A Saga de um Pensador é dos livros mais marcantes na minha vida com diferentes passagens comentadas no meu blogue. É um livro que fala muito de mim, da minha profissão e é dirigida a toda a gente, seja profissional de saúde ou não. Há vida para além da aparência!

Beijinhos***;)

Ana disse...

A Saga de Um Pensador é no mínimo marcante. Eu adorei, deu para consolidar algumas ideias que já possuia e deu para abrir novos horizontes. Recomendo a leitura deste leivro. (:

Bj*